sábado, março 22, 2014

Bordar e Amar
Quando mulheres se reúnem em intenção criativa, o espírito toca também o coração. O bordado surge como pretexto para um encontro com poesia e meditação, respiração consciente e contemplação.
 Bordar e Amar é filho de outro trabalho em grupo: Tecendo as Tramas, Tocando as linhas; idealizado pela colega Nuria Torrents. Inspirado nas bordadeiras portuguesas, que dedicavam um lenço por elas bordado, ao seu amado. E o ser amado o usava como sinal de compromisso.
Esses encontros querem preencher a vida com cores e texturas, que vão aos poucos, gerando um tecido repleto de imagens pessoais significativas.
O fio liga todos os estados de existência entre si e ao seu princípio.  O fio do destino entrelaça, torce e mistura a vida.
 As Moiras, eram três deusas que decidiam o destino dos antigos gregos. Elas fabricavam, teciam e cortavam aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Cloto atuava como deusa dos nascimentos e partos.Láquesis puxava e enrolava o fio tecido, sorteando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida. Átropos  cortava o fio determinando o fim da vida.
         Enfiar o fio na agulha é o símbolo da passagem pela porta solar, da saída do Cosmo. O fio representa o vínculo entre os diferentes níveis cósmicos: infernal, celestial e terrestre. E também os aspectos psicológicos: consciente e inconsciente
O fio de lã que a princesa Ariadne entrega ao seu amado Teseu, o conduz com segurança pelo labirinto, para  enfrentar e vencer o Minotauro. Ele pode então retornar sem perder-se pelo caminho tortuoso.
Conectar-se no ato de bordar é unir  o sentir, o  pensar e o agir. Ao tecer os fios, traremos conversas sobre o Amor, sobre as nossas maneiras de amar. Às vezes, amamos como crianças vorazes ou como adolescentes apaixonados.E também como adultos capazes de amizade;  e mais raramente mas amamos também, como Deuses,capazes de gratuidade. Observando essas dimensões amorosas unidas, vamos construindo, aos poucos, um arco-íris de cores e amores.
Que tal percorrer esse caminho e conhecerem-se através das histórias comungadas, dos silêncios sagrados e estar junto com mais profundidade?
Trazer o amor em nós, receber o amor do outro e permitir que o amor nos transforme naquilo que amamos.
DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS, Chevalier J. e Gheerbrant, José Olympio,1999.
HISTÓRIAS QUE CURAM,  Remen R. N., Ágora, 1998.
UMA ARTE DE AMAR PARA OS NOSSOS TEMPOS,Leloup J.Y., Vozes, 2002.
Bordar e Amar
É uma oficina criativa e terapêutica
Bordar é tecer os fios do próprio destino.
                     Faz sair da sua própria substância algo novo.
 Entrelaça, amarra, liga e corta.
Venha bordar dois lenços:
 um seu, outro coletivo.
A proposta é inspirar Amor.

Encontros às quintas feiras das 14:00 às 16:00 horas
Pintar e Bordar Al. dos Jurupis, 1276-MOEMA
 Mais informações Ana 97979-3132 ou 5561-2261 Luciana
Facilitadoras:Ana Bach  CRP 81.221/6  Nuria Torrents CRP 80.939/6
Psicoterapeutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário